![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjp2nXwjDpfbctUpXfgR0NDUBSB3BT5JYcsIyYusrGceJsqd-lRwC4rqiiaFply7e44ovDYcOSVsULaEr5cgrzlvlsoyHJ-kjM5VGdkJ_HMBCTjCBaT9kdnLVO3AStDK6xu1ZkV2UFa72U/s400/60.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXSebkCY6zSfdASEpI9KoTnV-9BhlAabt7saCvKLTbq6-Ilv32Cnxc4Hz6_54PGOUiwWD2QpjIv2BvxarAenoVE0Ag-dS72mrTSZIY-lilbfkeISPxRjusQBuabU-icmVXuiISDl4v73I/s400/0.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjubH9b1yNjFLBzgiBfj0nMOehBCCTxYJ24v6fmd5nGd3DjQls4hfJA3qJwwF6G475oLjebi03535Z0YknV_JAnykh9EKAhSSakDBhyphenhyphenZvH5VdVsg9ATU5ZeXsjFwFFe2vBI2KLWYFaYnkI/s400/01.gif)
A presença do gesso na construção, em forma de revestimento de paredes de alvenaria ou mesmo como material para construção, começou a ser difundido na mesma época que o isopor, que é aplicado nas lajes dos edifícios. Porém, os empresários do setor estão intensificando o uso do produto.
O gesso não é só bonito e barato: as peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico. Sua plasticidade permite produzir formas especiais e elementos diferenciados, que dependem da criatividade de quem trabalha com ele. Em suas infinitas aplicações, o gesso destina-se principalmente a dois tipos de segmento: Construtivo, como em revestimentos, divisórias e forros. Decorativo, na arquitetura de interiores.
As Normas Técnicas são documentos que estabelecem regras, diretrizes sobre determinados produtos e serviços.
Estes documentos têm a finalidade não só de estabelecer requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança, mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir ou determinar características, como os métodos de ensaio.
Se não existissem normas haveria dificuldades no avanço da tecnologia, na execução de algumas atividades e na comercialização entre países.
A criação de uma norma se obtém através de um consenso entre os interessados e é aprovada por um organismo reconhecido. As normas podem ser elaboradas em quatro níveis:
Internacional – através de comum acordo entre determinado número de nações. Exemplo: ISO (International Organization for Standardization).
Regional – estabelecida por um grupo de países de um mesmo continente. Exemplo: MERCOSUL.
Nacional – consenso entre os interessados em um país, por uma organização nacional de normas que seja reconhecida como autoridade no respectivo país. Exemplos: ABNT (Brasil); ANSI (Estados Unidos); BSI (Inglaterra); AFNOR (França); DIN (Alemanha); ...
Empresarial – são estabelecidas por empresas ou grupos empresariais. Exemplos: PETROBRAS, SABESP, etc...
O processo de desenvolvimento de uma norma inicia-se quando a sociedade manifesta a necessidade de sua elaboração. Os textos das normas são desenvolvidos pela Organização Nacional, em comissões de estudos (ABNT/CE), com a participação voluntária de diversos segmentos da sociedade.
Quando os membros da ABNT/CE atingem o consenso em relação ao texto este é encaminhado como projeto de norma brasileira, para consulta pública.
Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários e sugestões ao projeto de norma ou recomendar que não seja aprovado, com a devida justificativa técnica. Todos os comentários têm necessariamente que ser considerados, cabendo à ABNT/CE acatar ou não as sugestões ou manifestações de rejeição, com a respectiva justificativa técnica.
Aprovado o texto do projeto de norma brasileira na consulta pública, o projeto converte-se em norma brasileira (NBR), entrando em vigor 30 dias após o anúncio da sua publicação.
Além das normas, outro elemento importante e que garante a qualidade dos produtos e serviços é a certificação.
A Certificação é um conjunto de atividades realizadas (Emissão de Marcas e Certificados de Conformidade) para atestar e declarar que um produto, serviço, pessoa ou sistema de gestão está em conformidade com os requisitos técnicos especificados.
Existem os seguintes sistemas de certificação:
Certificação de Sistemas de garantia de Qualidade ABNT (R) – O Certificado de Registro ® é um documento fornecido que atesta a conformidade do Sistema de Garantia da Qualidade de uma empresa em relação aos requisitos de uma das Normas da série NBR ISO 9000.
Marca de Qualidade ABNT (Q) – certifica a qualidade e aptidão ao uso do produto de acordo com as Normas Brasileiras, ou com Normas Internacionais, quando não existirem.
Certificado de Conformidade ABNT © - emitidos quando empresas necessitam demonstrar que seus produtos atendem as Normas Técnicas e têm finalidades específicas, por exemplo, para exportação.