domingo, 27 de junho de 2010

Patologias das rochas ornamentais e de revestimento

Mármore, granito, ardósia, gnaisse e outras rochas ornamentais, são materiais de revestimento muito duráveis, além de conferirem solidez e nobreza à edificação. Porém, se não forem corretamente instalados ou não receberem cuidados apropriados, apresentarão problemas que certamente encurtarão sua vida útil e comprometerão a qualidade do revestimento e da obra.
Em geral os problemas encontrados estão associados a diversos fatores:
1 - especificação de materiais incompatíveis com as condições de utilização, por desconhecimento das características e propriedades das pedras;
2 - emprego das técnicas de execução não adequadas;
3 - ausência de um projeto construtivo;
4 - falta de controle de qualidade das etapas de produção.
As alterações mais frequentes, observadas nos revestimentos pétreos são: modificações na coloração original, manchamentos, eflorescências, degradações, deteriorações, fissuramento ou trincamento, bolor, perda da resistência mecânica, desgaste, descolamento, juntas descontínuas, falhas nos selantes (rejuntamento), perda de brilho, além de outros.
As patologias são provocadas por agentes físicos, químicos e biológicos, atuam sobre a pedra de maneira tanto isolada como simultânea. Esses fatores podem se intrínsecos ou extrínseco. O primeiro refere-se as características dos materiais e o segundo inclui o sistema de fixação das placas ao substrato, as condições do meio e as técnicas de manutenção do revestimento.
Rochas carbonáticas como mármores e calcários são atacados por ácidos e resistem pouco à abrasão. Arenitos, rochas muito porosas, sofrem ações de tração, devido à cristalização dos sais no espaços intergranulares, principalmente os de granulação fina, homogênea e desprovidos de estruturas planares. Os granitos são as rochas mais resistentes aos agentes agressores, tanto químico, quanto físicos.
Rochas que apresentam alto grau de absorção d'água, avançado grau de alteração mineralógica ou presença de minerais deletérios serão muito mais susceptíveis à aparição de manifestações patológicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário